segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Recuperação e restauro - Louceiro

Mais um Ano, mais uma publicação. Como se trata da primeira postagem do Ano, decidi postar as imagens do primeiro móvel que recuperei, muito antes de me formar em Engenharia de Madeiras.

Antes
O aspecto inicial engana. Aparentemente parece um louceiro sem necessidade de intervenção, mas as aparência iludem. Para ter uma mínima noção do seu estado, no dia em que o fui buscar, ao levantar o móvel do chão, toda a parte inferior se desmanchou. De forma que a foto acima, retrata o louceiro, após a montagem e reconstrução de algumas peças afectados por agentes xilófagos, nomeadamente caruncho.


As portas inferiores encontravam-se deterioradas de tal forma que foi necessário o enxerto de madeira em algumas extremidades

Depois
Este louceiro, precisou de uma enorme intervenção, uma vez que se tratava de um móvel afectado por agentes xilofagos, nomeadamente caruncho. Após alguma observação, verificou-se que apenas havia vestigios destes, já não estando infestado. Como prevenção, aplicou-se um producto de tratamento para o efeito.
Uma vez que toda a peça de mobiliário se encontrava manchada, pela idade, utilização, enxertos de madeira ou ataques xilófagos, foi necessário o escurecimento de todo o louceiro, priveligiando o uso de produtos de base aquosa.
Como pode ser visto nas imagens abaixo, todo o interior levou produtos de protecção e acabamento, incluindo velatura e verniz.




































3 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:

Unknown disse...

muito bom . tenho um muito parecido e gostaria de arranjar dobradiças para as portas . sabe onde posso arranjar ?

Unknown disse...

muito bom . tenho um muito parecido e gostaria de arranjar dobradiças para as portas . sabe onde posso arranjar ?

Dicaf disse...

Em qualquer loja de ferragens . procure por dobradiças pivotantes para portas de armarios. Em qualquer lado conseguirá arranjar.

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...