sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Cozinhas - Regras básicas a adoptar no triângulo de trabalho

Críticas ideológicas à parte, a verdade é que existe uma maneira de organizar a vida. Os designer poderam este conceito que empregam especificamente para organizar espaços como a cozinha. O triângulo de trabalho serve para orientar a forma de dispôr os equipamentos necessário ao funcionamento normal de uma cozinha, de tal modo que as acções sejam elaboradas de maneira funcional, com a máxima eficácia, evitando o risco de acidentes e congestionamento de pessoas dentro do espaço. A partir dessa idéia, foram estipuladas algumas regras como:

Hoje os designers precisam ter em conta inúmeros outros equipamentos que não eram previstos nas cozinhas das décadas de 1940 e 1950 (quando o triângulo de trabalho começou a ser difundido na formação dos profissionais de design).

A cozinha contemporânea, além de ser um ambiente cada vez mais elaborado e ostentado nas casas, precisa prever o fluxo de moradores, visitantes e a utilização de utensílios de última geração. Com a tv cabo, grandes cozinheiros entraram nas casas das pessoas, incentivando e instigando o prazer em cozinhar e receber, em descobrir novos utensílios, ingredientes e receitas. A disseminação de idéias prácticas e ecológicas, alguns movimentos e conceitos vêm trazer uma nova realidade no cotidiano das pessoas, no ato de consumir e de comer, no prazer da alimentação com consciência e responsabilidade, no reconhecimento das conexões entre a cozinha e o planeta.

Por falar em consumo, os utensilios são cada vez mais modernos, coloridos e devem estar expostos; as batedeiras e liquidificadores estilo vintage querem estar à mostra na bancada. Os vasos com ervas aromáticas, temperos de todas as partes do mundo, facas em seus cepos ultra-modernos precisam estar à mão do mestre-cuca em acção. Enfim, a cozinha não é um campo de batalha, muito menos uma linha de montagem. É desta forma que se deve respeitar o triângulo de trabalho desde que as necessidades da nova cozinha e seu status de protagonista na vida da família não sejam esquecidos.

0 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...