segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Carpinteiro

Esta é uma pequena história que encontrei por acaso nos meus vagueios internautas. No entanto gostaria de o partilhar com todos porque acho que a mensagem é importante, tanto no dia a dia, como no mundo do trabalho.

««"Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Ele contou ao seu chefe os seus planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família. Claro que ele sentiria falta do pagamento mensal, mas, necessitava de descanso. O dono da empresa lamentou saber que perderia um dos seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma ultima casa, como um favor especial. O carpinteiro consentiu, mas era fácil perceber que os seus pensamentos e o seu coração não estavam no trabalho.




Não se empenhou no serviço e utilizou de mão de obra e matérias-primas de qualidade inferior. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.


Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro. “Esta é a tua casa”, ele disse, “o meu presente a ti.”Que choque! Que vergonha! Se ele soubesse que estava a construir a sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora ele teria de morar numa casa feita de qualquer maneira. "»»


Assim acontece conosco. Nos construímos as nossas vidas de maneira distraída, reagindo mais do que agindo, desejando colocar menos do que é melhor. Nos assuntos importantes não empenhamos o nosso melhor esforço. Então, em choque, olhamos para a situação que criámos e vemos que moramos na casa que construímos. Se soubéssemos disso, teríamos feito diferente. Pensa em ti como o carpinteiro. Pensa na tua casa. Cada dia martelas um prego novo, colocas uma armação ou levantas uma parede. Constrois sabiamente. É a única vida que construirás.


Mesmo que tenhas somente mais um dia de vida, este dia merece ser vivido graciosamente e com dignidade. Numa placa na parede está escrito: “A vida é um projeto de faça você mesmo.”



Quem poderia dizer isso mais claramente? A vida de hoje é o resultado atitudes e escolhas feitas no passado. A vida de amanhã será o resultado das atitudes e escolhas que fizeres hoje.

0 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...