terça-feira, 29 de setembro de 2009

Recuperação e Restauro - 4 Cadeiras

Hoje revelo mais uma amostra de restauro, relativamente a 4 cadeiras. Estas peças de mobiliário pertenciam a um café restaurante da minha zona. Devido a uma extensa e variada utilização estavam demasiado degradadas e gastas, possuindo um exagero de ligadores metálicos, nomeadamente pregos, em locais onde não era suposto existirem.

Após uma remoção das cavilhas metálicas, as cadeiras foram todas desmanteladas para uma lixagem mais fácil. Com a lixagem efectuada, segundo técnicas apresentadas neste blog, procedeu-se a uma colagem total das cadeiras, colocando os ângulos entre peças da forma correcta. Procedi a uma lixagem total das mesmas, seguido do acabamento, segundo técnicas apresentadas neste blog.

O resultado é o pretendido, como se as cadeiras fossem novas.





Actualmente estas cadeiras estão a ser utilizadas. São pequenos esforços que conseguem dar uma nova oportunidade ao mobiliário de madeira maciça, quer sejam madeiras nobres, exoticas ou nacionais, como por exemplo o pinho.
Assim como é visivel, é possivel devolveruma boa aparência e utilidade de um móvel, evitando decapé, lacagem ou qualquer outro tipo de coloração opaca, que á primeira vista parece modernizar os móveis, mas apenas os está a deteriorar mais do que já se encontram, acabando por fazer perder o seu valor efectivo.

0 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...